Tecnologia x Afastamento social.
- P O S I T I V E M I N D Treinamentos
- 4 de out. de 2023
- 2 min de leitura
No meu retorno ao mundo corporativo percebi que sérias mudanças aconteceram pós pandemia. O mundo corporativo presencial virou virtual, essa foi a minha percepção.
Concordo que a inovação impulsionou a utilização desses recursos modernos como Google Meet, Streamyard e outros para acelerar o tempo e as reuniões.
Porém onde está o contato humano? o aperto de mão, o olho no olho do cliente? o cafézinho? o almoço com o cliente?
Sem sombra de dúvidas era uma situação muito diferenciada e muito melhor para fechar negócios tanto para o comprador quanto para o vendedor.
Sem querer ser negativo mas, será que não estamos ficando doentes, ansiosos, estressados com essas situações onde não nos relacionamos presencialmente com as pessoas? Onde somos cobrados por resultados imediatos?

Agilidade pode ser confundida com ansiedade.
Veja no meu caso, eu cuido da parte comercial da Positive Mind, minha empresa.
Gosto de conversar com os clientes efetuar vendas, atender bem, e quando os leads chegam pela Internet solicitando apresentação dos nossos treinamentos, várias vezes eu tento contato com eles pelo whatsapp, e-mail e apenas 50% me retornam dando uma devolutiva ou marcando uma reunião via meet, e incrivelmente eles precisam do meu trabalho porque me procuraram via nosso site e precisam do nosso trabalho
Então eu me pergunto....
Cada vez mais veículos na rua, trânsito, stress, cobranças, sintomas de ansiedade, síndrome de burnout, redes abertas de tv manipulando pessoas através de desgraças, tristezas ou programas sem conteúdos que não acrescentam nenhum conhecimento.
Porém, o que está mais manipulando as pessoas é a perda de tempo nas redes sociais e a quantidade de postagens inúteis que nosso cérebro está visualizando durante o dia.
A tecnologia além de facilitar nossa vida em muitos aspectos também é responsável por essas situações atuais descritas nesse blog.

O Aprendizado da futilidade através da repetição.
Estamos desenvolvendo cada vez mais nosso cortex que é a sede do entendimento, da razão. Se não houvesse córtex não haveria linguagem, percepção, emoção, cognição e memória. No homem, o desenvolvimento do córtex permitiu o desenvolvimento da cultura que, por sua vez, serviu de estimulo ao desenvolvimento cortical.
Mas no final das contas quem vencerá essa guerra?
A tecnologia ou a humanização de processos?
Arrisco dizer que é uma estrada que não terá mais fim, na busca do ser humano no desenvolvimento da tecnologia,
Haverá cada vez menos tempo de se auto desenvolver, praticar qualidade de vida, sustentabilidade, cuidados com a natureza, cuidar da mente, e onde iremos parar?
Sou da época do orelhão de rua, de colocar ficha para telefonar, de levar bombom para uma cliente, uma garrafa de vinho para um cliente, de perguntar como estão as famílias deles, de um abraço, de um aperto de mão.
Enfim, minha missão é através da Positive Mind, descomprimir esses colaboradores tirando eles do ambiente corporativo e levando-os para entrar em contato com a natureza, boa alimentação, equilíbrio mental, liderança humanizada em nosso treinamento de team building.

Se você se identificou com esse blog acesse nosso site www.positivemind.com.br e conheça nossos recursos de treinamentos para descomprimir colaboradores e melhorar de alguma nossa qualidade de vida e contato com a natureza.
Mauro Gambini
Commentaires